Os "rios voadores" são as correntes de ar da Floresta Amazônica, essenciais para regular o clima na Terra, já que essa corrente carrega uma enorme quantidade de vapor de água.
O Projeto Inochi Floresta Amazônica atua através de um grupo de estudantes budistas que colaboram com o povo indígena Puyanawa, na Amazônia brasileira. O projeto acontece em uma área desmatada do Território indígena Puyanawa, na Vila Ipiranga, localizada no rio Moa, no estado do Acre, noroeste do Brasil, na fronteira com o Peru.
A meta da Inochi para o ano de 2023 é arrecadar recursos de nossos amigos e colaboradores para apoiar essa comunidade local no plantio e cuidado de 5.000 mudas de árvores de uma variedade diversa de espécies, utilizando técnicas bem-sucedidas de agrofloresta.
Seu apoio financeiro também vai ter um importante impacto para a vila e as demais vilas ao redor.
Sua contribuição vai:
1. Proporcionar apoio e saúde à comunidade que plantará as mudas, ao planeta e essencialmente, a todos nós. Através do sistema agroflorestal, pessoas da comunidade local vão cuidar das jovens árvores por três anos. Primeiro, as sementes serão plantadas em seus próprios viveiros. Depois disso, as mudas serão transplantadas para a área desmatada, onde serão monitoradas por mais 3 anos. No sistema agroflorestal, o benefício vai além de produzir alimento e melhorar a segurança alimentar dos povos indígenas locais. A floresta é a casa de muitos animais, e por isso também restaura a fauna da região, além de conduzir o projeto dentro das práticas e da visão de mundo tradicionais desses povos, o que vai assegurar que o projeto ajude tanto a proteger como regenerar a Floresta Amazônica.
2. Recuperar a Floresta Amazônica.
Recuperar a Floresta Amazônica é uma maneira fundamental de ajudarmos diretamente a PARAR e REVERTER a EMERGÊNCIA CLIMÁTICA. Essa é uma das melhores ações ambientais disponíveis para a Terra e todos os seres vivos. A ONU declarou 2021-2030 a Década da Restauração de Ecossistemas. Por volta de 25% do solo da Terra está agora em um estado degradado. A restauração de terras degradadas é essencial para acabar com a crise climática.
3. O sucesso deste projeto vai criar um protótipo que poderá ser facilmente replicado em outras vilas.
Estamos cientes de que um projeto piloto recentemente criado não pode ser grande o suficiente para por si só reverter a enorme escala da destruição ambiental. No entanto, uma das melhores maneiras de tornar esses esforços de restauração bem-sucedidos é criar um protótipo que possa ser facilmente replicado e multiplicado no futuro por muitos indivíduos e organizações. Dessa forma, o esforço de recuperação pode ser incrementado com crescimento exponencial e pode fazer ainda mais para enfrentar as forças destrutivas do desmatamento e das indústrias extrativas. Estamos organizando este projeto piloto com a esperança de replicá-lo muitas vezes nos próximos anos.
4. Aprimorar a troca de saberes entre os povos indígenas.
Historicamente, os povos indígenas da região amazônica não têm o costume de se encontrarem uns com os outros para trocar saberes. Apenas algumas décadas atrás, os desafios sociais e ambientais, que todos eles sofrem, fizeram com que se aproximassem. Mas, em virtude dos custos elevados e das longas distâncias, os encontros ainda são raros, apesar de fundamentais para fortalecer suas resistências políticas e espirituais. Um dos objetivos deste projeto é promover uma visita dos líderes e especialistas em agrofloresta dos Ashaninka ao território Puyanawa. Os Ashaninka têm uma vasta experiência na implementação de sistemas agroflorestais e têm sido uma grande inspiração para os Puyanawa. Os Ashaninka vão ter a oportunidade de observar o trabalho que os Puyanawa têm realizado e trocar experiências.
Quem somos nós?
Inochi é uma organização sem fins lucrativos dos EUA com atuação local (Califórnia, Havaí e Japão) e internacional (ao redor do mundo) desde 1993. Nós estamos há pouco trabalhando junto com um time de membros voluntários de confiança da Inochi no Brasil para enfrentar a emergência climática e ao mesmo tempo apoiar comunidades locais de povos indígenas. Nosso time “Inochi-Brasil” está associado à revista budista Bodisatva e está ativamente colaborando neste projeto com a muito bem conceituada Aliança pela Restauração na Amazônia.
Inochi é uma organização sem fins lucrativos dos EUA.
Nosso número de identificação federal (EUA) é: 94-3175-526. (doações dos EUA são dedutíveis de tributos.
Para doar por correio, envie um cheque ou ordem de pagamento feito em nome da INOCHI para: Inochi, 2267, Summer Street, Berkeley, California 94709, United States of America
Fone: +1 510 649 8844
Por favor, faça com que “plantar árvores na Floresta Amazônica” seja o SEU PROJETO e convide seus amigos e amigas a se juntarem a você.
Kazuaki Tanahashi, Chair; Fusako de Angelis, Claire Greensfelder, Haruhiko Murakawa, Mayumi Oda, Yuka Saito, Eri Suzuki Tomita
Lia Beltrão and Fábio Rodrigues
Lia Beltrão, Geovana Colzani, Fábio Rodrigues, Guilherme Valadares
A Década da Restauração de Ecossistemas da ONU
A ONU declarou os anos de 2021 a 2030 como a Década da Restauração de Ecossistemas. Por volta de 25% do solo da Terra está em estado de degradação. A restauração de terras degradadas é essencial para parar e reverter a emergência climática.
A Floresta Tropical Amazônica é uma imensa área florestal acompanhada por correntes de ar de extrema importância, conhecidas como "rios voadores". Essas correntes fornecem uma enorme quantidade de vapor de água para o planeta que é fundamental para a manutenção da Floresta Amazônica que, por sua vez, é essencial para a regulação do clima da Terra. A Floresta, distribuída em nove países, representa mais de metade do que restou das florestas tropicais, e compreende a maior e mais biodiversa extensão de floresta tropical no mundo, com uma estimativa de 390 bilhões de árvores, representando 16.000 espécies. A biodiversidade da Floresta Amazônica é inigualável.
Esta floresta tropical está há décadas sujeita a um aumento do desmatamento, o que está acelerando a mudança climática.
Assim, é extremamente urgente e necessário proteger essa floresta.
A melhor maneira possível para aqueles fora da América do Sul ajudarem a salvar a Floresta Amazônica é identificar uma organização ambiental com valores e visões excelentes, que é ativa na região, e que provou ser eficaz e transparente. Assim, é uma grande honra para o time Inochi no Brasil colaborar com a Aliança pela Restauração da Amazônia, um consórcio de associações indígenas, organizações não governamentais e outras.
Nós estamos cientes de que um projeto criado recentemente não consegue ser grande o suficiente para sozinho reverter a imensa escala de destruição ambiental. Mas uma das melhores maneiras de tornar esses esforços de restauração ambiental bem-sucedidos é criar um protótipo que possa ser facilmente replicado e multiplicado no futuro por muitos indivíduos e organizações. Nesse sentido os esforços de restauração podem aumentar por crescimento exponencial e podem fazer ainda mais para conter a força destrutiva de desmatamento e indústrias extrativas.
As duas comunidades de povos indígenas trabalhando com a Aliança pela Restauração da Amazônia nesse projeto são os Puyanawa e os Ashaninka. Com o apoio da experiência dos Ashaninka em agrofloresta, membros da comunidade Puyanawa (no mapa, verde claro) serão os primeiros a plantarem sementes em seu viveiro.
O sistema agroflorestal que estamos apoiando consistirá em 3 diferentes tipos de mudas: madeira de lei, árvores frutíferas e “árvores pioneiras” de crescimento mais rápido que protegem e fazem sombra para outras mudas. Até 150 tipos diferentes de espécies serão utilizados. Dentre as árvores de madeira de lei estão a Castanheira nativa, o Cedro, o Ipê Roxo, Mogno e a mais alta entre todas as árvores da Amazônia, a Sumaúma.
Considerada pelos Povos Indígenas da Amazônia a "Árvore-Mãe" pelas suas múltiplas qualidades medicinais, a Sumaúma pode crescer até 70 metros de altura e 3 metros de diâmetro. As árvores frutíferas vão ser escolhidas em sua maioria pelas crianças da comunidade, que serão incentivadas a trazerem sementes das suas frutas preferidas. Dentre elas está a Ingá, Manga, Carambola e muitas outras. As árvores pioneiras como o Açaí e a Banana serão plantadas entre as madeiras de lei, para criarem sombra, o que assegura o crescimento das árvores de madeiras de lei.
Inochi
Copyright © 2024 Inochi - All Rights Reserved.
We use cookies to analyze website traffic and optimize your website experience. By accepting our use of cookies, your data will be aggregated with all other user data.